Este blog foi feito com a intenção de expressar idéias, pensamentos e questionamentos. Assuntos dos mais variados tipos sempre tratando de pessoas. Fique à vontade para debater o tema nos comentários de cada post expressando sua opnião sobre o assunto.

Seja bem vindo!







quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Família, família...papai, mamãe, titia..."


Hoje resolvi escrever sobre essa instituição que na minha opinião anda meio polêmica nos últimos anos...
Converso com muitas pessoas por ai, amigos, parentes, amigos de amigos, colegas de trabalho, enfim...pessoas. Elas tem opiniões divergentes afinal todos somos diferentes mas o que me preocupa mesmo é fato de algumas encherem o peito para dizer: " família é uma instituição falida!".
PERAI, muita calma com o andor da carruagem nesse momento. Tá certo que hoje em dia tem aumentando significativamente o número de pessoas que vivem sozinhas, a gente percebe isso até no meio pubicitário. Hoje em dia temos milhares de produtos vendidos no mercado para atingir esse público, por exemplo já axiste iogurte com 2 unidades o que era inviável antigamente...só se vendia com 6 lembram?
Sim, a sociedade tá mudando mas nem por isso acredito que a família vá deixar de existir...Está cada vez maior o número de casais divorciados que se relacionam novamente com outras pessoas e assim vão juntando as escovas de dentes, os filhos e por ai vai...mas deixar de existir? Nãooo, não acho não.
Outra coisa importante a ressaltar é o fato de que nos dias de hoje as pessoas deixaram de acreditar na família porque o número de pessoas que se separam, e às vezes nem chegam a ficar muito tempo casados, é chocante. Isso de uma certa maneira me espanta porque as pessoas estão cada dia mais considerando as outras um objeto de uso descartável e isso não deveria ser assim...as pessoas pensam... "Poxa não to gostando muito" , "Tá me dando um certo trabalho" , "Com tanta gente no mundo porque vou ficar insistindo nessa pessoa? "
Alow!!! Cadê a parte em que o padre ou pastor sei la, diz quando as pessoas se casam: "Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença!?" E outra só porque existem divergências de pensamento que acabam resultando em uma briguinha ou outra as pessoas se cansam?
Enfim, acho que tá na hora das pessoas começarem a rever os seus conceitos e talvez até copiarem algumas coisas dos nossos avós tão sábios...se não pode ser que daqui uns 50 anos realmente não exista mais essa instituição chamada família e ai pode ser que o tal "fim do mundo" esteja perto mesmo, afinal como ele vai existir sem as pessoas, que são constituidas pela sociedade que é constituida pela família?
Bruna Rosa

Um comentário:

  1. Bruna, acho que a instituicão da família não está desaparecendo também, concordo com vc. Mas acredito que não desaparecerá pelo fato de que a família burguesa é a sustentacão da sociedade burguesa: é através dela que se inculcam os valores necessários pra manutencão da ordem: a religião, a hierarquia, e esses valores que a mim, pessoalmente, parecem uma ofensa à capacidade racional que todos nós, sem distincão, temos. Acredito que a postulacão católica da eternidade do matrimônio é uma questão muito mais dogmática e moralista do que propriamente uma defesa da pessoa humana. Uma instituicão que não defende o uso da camisinha e excomunga um médico que fez um aborto numa menina de 9 anos não me parece estar tão preocupada assim com a pessoa humana, mas sim, com suas próprias construcões ideológicas e, por isso, políticas. Enfim, acho que a família está enrando num processo descrito por Harvey como "modernidade liquida" que, ao mesmo tempo em que é, como vc diz - e nisso eu concordo - uma volatilizacão do ser humano e uma banalizacão de toda e qualquer tradicão, é também, por outro lado, efeito de uma crise de legitimidade no bloco de poder dominante à muito tempo. É importante lembrar que a instituicão "família" como a percebemos foi criada paralelamente à insercão da mulher no mercado de trabalho, no XIX, logo, não é tão antiga e sacra assim. Antes disso, a família tinha outra forma de organizacão, sendo o patriarcado, inclusive, impensável, dado que a linha sucessória é, lógica e biológicamente, feminina. Enfim, achei legal vc colocar esse assunto e queria te deixar uma sugestão. Um livrinho simpático do Engels: A origem da família, da propriedade e do Estado. : )

    Abracos.

    ResponderExcluir